Saturday, July 25, 2009

Policiais encontram outra enfermaria do tráfico em favela do Rio e procuram médico


Policiais civis desmancharam na manhã desta quinta-feira uma nova enfermaria do tráfico na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. Agentes do setor de inteligência buscam pistas para encontrar médico e enfermeiro de traficantes de drogas da facção criminosa Comando Vermelho. Um homem morreu após trocar tiros com a polícia.


Ontem (22), policiais civis também encontraram um local que funcionava como enfermaria do tráfico no interior da favela de Manguinhos, também na zona norte.

"Estamos tentando identificar o médico e o enfermeiro que estão envolvidos com esses criminosos para que eles sejam punidos por associação ao tráfico de entorpecentes. As duas favelas [Manguinhos e Jacarezinho], onde encontramos as enfermarias, são dominadas pelo Comando Vermelho e são vizinhas, ou seja, uma favela serve de refúgio para traficantes da outra", afirmou à Folha Online o diretor da Polinter (centro), delegado Marcos Cipriano de Oliveira Mello.

O delegado informou que os criminosos optam por essas enfermarias para evitar sair da favela em casos de ferimentos durante troca de tiros com a polícia. "Isso porque eles [traficantes] estavam sendo presos nos hospitais e clínicas da cidade. É uma estratégia", disse o delegado.

O policial afirmou que a operação durou cerca de quatro horas e terminou por volta das 11h. Um homem apontado como traficante foi baleado e chegou a ser levado para o Hospital Geral de Bonsucesso (zona norte), mas não resistiu ao ferimento e morreu no trajeto.

Três homens foram presos sob acusação de participar do tráfico de drogas na comunidade. A polícia ainda apreendeu medicamentos, seringas, algodão e morfina na enfermaria, além de uma pistola, mais de mil projéteis de diversos calibres, 3.000 porções de maconha, 2 kg de maconha prensada, material para embalar drogas, seis motos (três já desmontadas) e dois carros roubados.

De acordo com Mello, o principal objetivo da operação foi prender o chefe do tráfico de drogas da favela do Jacarezinho, mas ele não foi encontrado. "Vamos continuar atrás dele", afirmou.

Participaram da ação cerca de 200 homens de seis delegacias especializadas, entre elas, a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), a Polinter (centro) e a DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis). Um helicóptero da Polícia Civil e um carro blindado apoiaram a operação.

No comments: