Três supostos traficantes foram presos, 20 imóveis interditados, e ao menos 41 pessoas foram encaminhadas a unidades públicas de saúde no primeiro dia da "Ação Integrada Centro Legal", realizada nesta quarta-feira na região da cracolândia, conhecido ponto de tráfico de drogas no centro de São Paulo. Sem data para ser concluída, a operação reúne 20 órgãos de São Paulo, entre entidades ligadas à sociedade civil, além de prefeitura e governo do Estado.
A ação, que tem como objetivos principais diminuir os índices de criminalidade e reduzir o consumo e venda de drogas no centro, prevê ainda a internação das pessoas com problemas de saúde ou dependência de drogas. Somente hoje, das 41 pessoas socorridas à unidades de saúde, cinco foram internadas após apresentarem problemas de clínicos.
Ayrton Vignola/Folha Imagem |
Somente nesta quarta-feira, 244 pessoas foram abordadas pela Polícia Militar, 11 carros e 15 motocicletas foram fiscalizados |
Segundo o secretário municipal Januário Montone (Saúde), as internações dependem de laudo médico, e podem ser voluntárias, involuntárias ou compulsórias. "Serão disponibilizados quantos leitos [nas unidades públicas de saúde] foram necessários. Mas o foco principal não é a internação", disse. Antes da internação, no entanto, o Ministério Público de São Paulo deve ser comunicado para avaliar cada caso, explicou o secretário.
A abordagem dos agentes de saúde --que deverão trabalhar das 9h às 22h, todos os dias-- será focada principalmente nos moradores de rua e usuários de droga. Estima-se que mais de 11.000 pessoas morem nas ruas da cidade.
Tráfico
Até as 15h de hoje, três supostos traficantes de droga, que não tiveram seus nomes divulgados, foram presos em flagrante e outros dois procurados pela Justiça foram detidos durante a ação da Polícia Militar na região. Até o início da noite, no entanto, não havia um balanço sobre a quantidade de droga apreendida (entre cocaína, crack e maconha).
Somente nesta quarta-feira, 244 pessoas foram abordadas pela PM, 11 carros e 15 motocicletas foram fiscalizados.
Para combater o tráfico na região --e reduzir os crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos--, a ação contará com a participação diária de, ao menos, 250 policiais militares e 160 policiais civis.
Interdições
Focada na região central de São Paulo --como Bom Retiro, Luz, Santa Cecília, República e Largo do Arouche--, a operação fiscalizou ainda diversos imóveis utilizados como moradia de forma irregular.
Segundo o Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), 22 imóveis foram vistoriados e, destes, 20 tiveram de ser interditados por apresentar risco às famílias que moravam nos locais.
De acordo com o órgão, os prédios interditados ofereciam riscos à população, que morava em condições insalubres. Os moradores dos imóveis interditados deverão ser encaminhados a albergues da prefeitura, porém, não foi divulgada uma estimativa de pessoas que ficaram desabrigadas.
A "Ação Integrada Centro Legal" foi realizada pela primeira vez nesta quarta-feira, mas não há uma previsão para que seja concluída. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o balanço sobre prisões, apreensões e encaminhamentos às unidades de saúde deverá ser divulgado semanalmente.
No comments:
Post a Comment