Saturday, July 4, 2009

Google começa a captar imagens para polêmico sistema de fotos em SP, Rio e BH


O Google e a Fiat iniciam a captura de imagens para o serviço de mapas Street View nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, nesta quinta-feira (2). O serviço, no entanto, ainda não estará disponível para os internautas --e não tem prazo para ser implementado.

"O processo é fisicamente demorado, devido à necessidade de processamento e ao trabalho com a privacidade, então não há prazo para estar disponível", disse o gerente de produtos do Google Maps, Marcelo Quintela, em entrevista coletiva durante a manhã de hoje, em São Paulo. As imagens do Street View são processadas em centros de dados diferentes, e disponibilizadas a todos os internautas do mundo.

A cobertura, de acordo com o Google, será em todo o perímetro urbano das cidades --inclusive suas respectivas regiões metropolitanas.

Segundo o diretor de marketing da Fiat, João Ciaco, serão usados 30 carros, cada um com nove câmeras fotográficas (uma para capturar imagens do alto e oito para compor as imagens das ruas). A cobertura inicial prevista é a de 1 milhão de km. O valor do investimento não foi divulgado pelas empresas.


Reprodução
Imagem da Rua Promenade, na Califórnia, reproduzida pelo Google Street View; serviço ganhou triciclo para chegar onde carros não vão
Imagem da Rua Promenade, na Califórnia, reproduzida pelo Google Street View

"Não há previsão para cobertura das estradas brasileiras, mas a ideia é expandir para elas", afirmou.

A parceria entre as companhias é mundialmente inédita, e vai ocorrer durante os próximos dois anos. "Apresentei [a parceria] diretamente ao Sergey [Brin] e ao Larry [Page, ambos fundadores do Google], que ficaram encantados", garantiu o diretor de marketing do Google Brasil, João Bortone. Há planos de expansão para as principais cidades do país, dizem os executivos de ambas as empresas.

Estruturalmente, o carro terá o mesmo formato dos veículos que já circulam em países da Europa e nos Estados Unidos: além do automóvel, as câmeras e o disco rígido para armazenamento das imagens. Não há previsão de chegada do Trike, triciclo do Google voltado às regiões cujo acesso é difícil, e que foi lançado há alguns meses.

Divulgação
Carros usados para captar imagens do serviço terão nove câmeras fotográficas
Carros usados para captar imagens do serviço terão nove câmeras fotográficas

Em regiões cuja taxa de criminalidade é alta, o Google afirma que "conversou com autoridades" e que "conta com a cooperação de governos". As mesmas afirmações são válidas para a privacidade dos usuários.

"A maneira de captação não altera o funcionamento das cidades", observa Ivo Corrêa, diretor de relacionamento governamental do Google Brasil. "Em Belo Horizonte, já estavam interessados sobre como incorporar isso na prestação de serviços para os habitantes", informa.

O Google Street View foi alvo de diversas polêmicas em países da Europa, devido às reclamações quanto à privacidade dos cidadãos. O problema, entretanto, foi minimizado pelo gerente de produtos do Google. "Em geral, a receptividade é boa. Há reclamações, mas são poucas. Caso haja problema, as pessoas podem reportá-lo, por meio do próprio serviço de imagens. O Google se preocupa muito com a questão da privacidade", disse Quintela.

No comments: