A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizou os alertas sonoros transmitidos nos aeroportos brasileiros e nos voos sobre a gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- e, a partir desta semana, a recomendação é que os passageiros com sintomas da doença se identifiquem o quanto antes às autoridades de saúde.
Nos aeroportos, quem apresentar sintomas deve procurar a Anvisa no terminal; passageiros usam máscaras em Guarulhos (SP) |
As alterações nas mensagens --uma para os voos domésticos e internacionais e outra para os aeroportos-- seguem os novos procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde para prevenir a gripe no país.
Nos aviões, o novo aviso sonoro recomenda aos passageiros que se identifiquem à tripulação "para encaminhamentos junto as autoridades sanitárias do Brasil", caso apresentem febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória.
Já nos aeroportos, a recomendação é que aqueles que apresentem sintomas procurem a Anvisa no terminal aeroportuário, ou o médico ou unidade de Saúde mais próxima.
Vítimas
Até a última sexta-feira (10), quando foi divulgado último balanço da gripe suína no Brasil, o Ministério da Saúde havia confirmado 1.027 pessoas infectadas no país desde maio deste ano.
O Brasil tem três mortes confirmadas em consequência da gripe suína --duas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo.
No comments:
Post a Comment